BRAGA

PORTUGAL

1.0 lugar

3.0 lugar

97%

Portugal

Europa

Satisfação

Situada ao Norte de Portugal, a cidade Braga foi fundada com o nome de Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano Augusto no ano 16 a.C., sendo sede do município mais antigo do país. Tem uma área de 183,4 Km2 e 181.528 habitantes (dados de 2015).

 

Braga está localizada na região do Minho, no distrito de mesmo nome, a Noroeste de Portugal, e é rodeada por montes e florestas. A cidade é reconhecida pelas igrejas barrocas e pelos solares — casas antigas de luxo e conforto, habitadas pelos nobres do século XVIII. Aliando tradição e modernidade, Braga é considerada uma das mais jovens cidades europeias.

Segundo os dados do último Eurobarómetro sobre a qualidade de vida, a capital do Minho ocupa o 3.º lugar na Europa e o 1.º em Portugal, com um índice de 97% de satisfação por parte de seus habitantes.

 

A cidade tem um papel regional estratégico por sua localização geográfica privilegiada e dinamismo a nível econômico, cultural e tecnológico, com uma excelente qualidade de vida, quer na Saúde, no Emprego, na Educação, na Segurança e na Cultura. Novos seguimentos, como Turismo Religioso e Cultural, Turismo de Negócios, City Breaks e a Gastronomia  também têm despertado grande interesse; além dos Vinhos que estão a assumir um importante papel na promoção turística da Região.

Imagens

de Braga

Pontos

Turísticos

Braga possui um belo centro com floridos jardins e prédios históricos, inúmeras igrejas e monumentos com uma área pedonal considerável.

 

Têm se destacado entre os principais pontos turísticos da cidade a imponente Catedral da Sé, a Igreja de Santa Cruz, o Arco da Porta Nova e o Palácio do Raio. A cerca de 5 km do centro, erguidas sobre uma colina, encontra-se ex libris da cidade, o Santuário do Bom Jesus do Monte, e, mais acima, o Monte do Sameiro, de onde podemos ter um vislumbre de toda a cidade.

 

Nos arredores de Braga encontra-se a Citânia de Briteiros, um impressionante local arqueológico da Idade do Ferro. A cidade é rica também em vestígios arqueológicos do tempo romano.

 

O distrito Braga é famoso pelas suas festividades e gastronomia, com receitas tradicionais que incluem bacalhau e arroz de pato.

Ao longo da costa de Esposende, Ofir e Apúlia encontrará belas praias e mais para o interior o Parque Natural da Peneda Gerês, cheio de paisagens deslumbrantes.

 

Durante o ano há vários momentos de animação da cidade e a tendência tem sido para dinamizar cada vez mais a cidade nesta área. No período da Páscoa temos as celebrações da Semana Santa que já atraem muitos visitantes nacionais e internacionais.

 

Em maio temos a Braga Romana, em junho as Festas da Cidade com o São João, em setembro a Noite Branca que neste momento já se prolonga por um fim de semana cheio de eventos e concertos para todas as idades e em dezembro o Braga é Natal assim como a celebração da passagem de ano na rua. Ao longo de todo o ano há ainda vários festivais de música (Jazz, música independente, música tradicional portuguesa...), de ilustração, de teatro de rua entre vários outros.

Gastronomia

Bacalhau à Braga

São muitas as receitas bracarenses para quem se interessa pela riqueza gastronômica. Por influência da religiosidade da cidade e assumindo-se uma contínua prática da Quaresma, cumpriam-se religiosamente os períodos de abstinência, levando à criação de multifacetadas formas de cozinhar o bacalhau. Das muitas receitas destaca-se o Bacalhau à Narcisa, hoje também designado como Bacalhau à Braga e mais-valia na divulgação gastronômica de toda a região. Outro prato bastante apreciado é o Arroz de Pato à moda de Braga que pode ser encontrado com facilidade nos restaurantes da cidade. As Frigideiras - pastéis feitos de massa folhada recheados com carne de vaca e presunto - também são tradicionais da gastronomia desta região.

 

Não será difícil você encontrar o primor e a originalidade na gastronomia em todo o distrito de Braga, mas a excelência você achará nos doces. O Pudim Abade de Priscos que disputou lugar entre as Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, os  Fidalguinhos de Braga (biscoito seco para chá), o imponente Bolo Rei feito com frutas secas e mel, entre muitos outros.

Clima

Estações

As quatro estações em Braga são bem definidas. A primavera tem início no dia 21 de Março e vai até o dia 20 de Junho. O florido toma conta e tudo fica mais feliz com o sol começando a se firmar. os dias de chuva vão alternando com dias de sol e as temperaturas vão aquecendo.

O verão começa em 21 de Junho e termina em 20 de Setembro. Tudo é motivo de festa, as famílias saem às ruas com sorriso estampado no rosto, felizes e sem receio de caminhar nos locais públicos. A temperatura varia entre os 15° e 35°C, nos dias mais quentes pode mesmo aproximar-se dos 40°C. Os verões são quentes e ensolarados.

O outono em Portugal se estende do dia 21 de Setembro até ao dia 20 de Dezembro. Com a chegada do Outono, as temperaturas descem de forma progressiva, apesar de a maioria dos dias ainda ser de sol. O outono costuma ser ameno e chuvoso. As árvores ficam com tons dourados e alaranjados, muito bonitas!

O inverno começa no dia 21 de Dezembro e termina em 20 de Março. Durante esse período os dias são mais curtos e o clima é frio e chuvoso, por vezes com ventos intensos. As temperaturas podem chegar a valores negativos (-1, -2°C), mas normalmente variam entre 5° e 16°C. Pode nevar em Braga mas é muito raro uma vez que está localizada numa zona mais baixa, mas é frequente nevar nos montes mais próximos.

Saúde Pública

O SNS oferece uma cobertura universal, e caracteriza-se por ser nacional, universal, geral e tendencialmente gratuito. Há taxas que são pagas nos hospitais e nos centros de saúde pela maioria dos cidadãos, mas há alguns grupos isentos como crianças e grávidas. Todos os cidadãos portugueses, os residentes que não possuem nacionalidade ou cidadania e os estrangeiros em condições de reciprocidade, têm acesso ao mesmo.

 

O Médico Especialista em atenção básica, conhecido como Médico de Família, atende às famílias em geral, sendo capaz de resolver a maioria dos problemas primários de saúde. Ele acompanha a saúde dos seus pacientes desde os primeiros dias de vida.

Hospital

Braga

Portugal possui um sistema de saúde pública altamente qualificado. É o 9.º melhor da Europa e o 12.º melhor do Mundo. É considerado como um centro de competência com o potencial de se tornar num polo de excelência de vocação internacional.

 

O sistema de saúde em Portugal é caracterizado por três sistemas coexistentes: o Serviço Nacional de Saúde (SNS), os regimes de seguro social de saúde especiais para determinadas profissões (subsistemas de saúde) e os seguros de saúde privados.

melhor da Europa

9o

melhor do mundo

12o

Desde 2011

O Hospital de Braga foi inaugurado em 2011.Tem uma área de construção de 140.000 m2, e capacidade de internamento de até 705 camas.

140.000 m2

É um hospital gerido em regime de parceria público/privada, localizado na freguesia de São Victor, Sete Fontes. É caracterizado por ser um Hospital Central e universitário, sendo um Hospital de referência do Minho.

750 camas

O Hospital de Braga tem a nota mais alta entre os 160 estabelecimentos públicos, privados e sociais de Portugal.

Educação

O ano letivo em Portugal é iniciado em setembro e finalizado em junho do ano seguinte. As férias escolares são nos meses de julho, agosto e início de setembro, período do verão.

 

Cada ano letivo está dividido em 3 Períodos:

Inicia por volta de 10 de Setembro

e termina por volta de 14 de Dezembro.

Inicia por volta de 3 de Janeiro e termina duas semanas antes da Páscoa.

Inicia terça-feira depois da Páscoa e termina entre o início e o final de Junho.

Ensino Básico

Ensino Secundário

O sistema de educação pública é o mais frequentado e o mais bem implementado, mas também existem escolas privadas em todos os níveis de educação.

 

A educação pública em Portugal desde o ensino pré-escolar (começa aos 3 anos) e até ao 12.º ano é gratuita.

 

Nas creches e infantários para bebês e até aos 3 anos, o valor a ser pago varia de acordo com a remuneração dos pais.

1.º ciclo (do 1.º ao 4.º ano).

2.º ciclo (do 5.º ao 6.º ano).

3.º ciclo (do 7.º ao 9.º ano).

Transportes

É possível chegar a Braga de comboio ou de autocarro (ônibus). Para quem chega a Portugal de avião, o aeroporto mais próximo fica no Porto — aeroporto Sá Carneiro — a cerca de 40 min da Braga. Há autocarros diretos do aeroporto até Braga.

Na cidade, é relativamente fácil andar a pé, uma vez que a cidade é, em geral, bastante plana. Os transportes públicos em Braga (autocarros da TUB) têm melhorado bastante nos últimos anos: há novos percursos e novos horários.

Ter um automóvel será útil em Braga, sobretudo para quem vem com crianças e também por causa do clima no inverno em que costuma chover bastante.

O UBER também é outra alternativa.

Ensino Universitário

​No Distrito de Braga encontramos excelentes instituições de ensino superior, como Institutos Politécnicos (6), Escola Superior (1) e Universidades (6), tanto públicas como privadas, e ainda as chamadas mistas (fundação pública de direito privado), que abrangem inúmeras áreas do conhecimento, como: saúde, arte, tecnologia, administração, arquitetura, engenharia, dentre outras. Com cerca de 20 mil alunos, a Universidade do Minho é considerada  uma das melhores universidades de Portugal.

 

A Universidade do Minho (UM) é uma fundação pública com regime de direito privado. A UM iniciou as suas atividades acadêmicas em 1975/76. Deste então tem se constituído em uma referência de ensino e aprendizagem de elevada qualidade, não apenas para as universidades Portuguesas, mas também Europeias e Mundiais.

Segundo o ranking Times Higher EducationYoung University Rankings 2017, a Universidade do Minho é uma das melhores universidades jovens do mundo,  Pelo quinto ano consecutivo, a UMinho está entre a elite mundial num dos mais prestigiados rankings internacionais.

 

A UMinho oferece cursos universitário nos graus de licenciaturas, mestrados integrados, mestrados e doutorados. As licenciaturas duram em torno de 3 ou 4 anos.

 

Os mestrados integrados 5 ou 6 anos. Os mestrados variam entre um ano e meio e dois anos, podendo excecionalmente durar 1 ano. Os doutorados variam entre 3 e 4 anos. Todos estes ciclos de estudos podem ser frequentados em regime de tempo parcial.

Um estudo internacional revelou que Portugal é o quinto país mais seguro do mundo e considera a Síria o estado onde a paz está mais ameaçada.

 

Nos 163 países analisados, Portugal surge em quinto lugar, estando à frente de nações coo a República Checa, a Suíça ou mesmo o Canadá.

mais seguro do mundo

Dos restantes países de língua oficial portuguesa, a Guiné Equatorial (que adoptou o português para poder aderir à CPLP) ocupa a 62.ª posição, à frente de Moçambique, que surge na 68.ª. Angola figura no 98.º lugar, enquanto o Brasil está no 105.º e a Guiné-Bissau no 116.º lugar. O estudo não classifica Cabo Verde nem São Tomé e Príncipe.

 

Os mais de 20 indicadores (qualitativos e quantitativos) utilizados para elaborar a lista incluem segurança pública, violência policial, taxa de homicídios, justiça social, terrorismo, participação em conflitos, grau de militarização e gastos com armas.

Segurança

5o

Contato

Copyright 2018 BeBraga International Mobily Consulting.

BeBraga International Mobily Consulting

Consultoria especializada em serviços de mobilidade

SERVIÇOS:

  • BeFAMILY
  • BePROF
  • BeSTUDENT
  • BeTOUR

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

TELEFONES/WHATSAPP:

  • 351 961937009
  • 351 963780214

E-MAIL:

  • atendimento@bebraga.pt
BRAGA PORTUGAL